Ir para o conteúdo

Compliance condominial: o que é e como implementar

Você sabe o que é compliance condominial e a importância desse sistema para a gestão das atividades do seu dia a dia?  

Saiba que, hoje em dia, garantir uma gestão eficiente e transparente deve ser uma premissa de qualquer empreendimento, inclusive, os condomínios, pois essa prática ajuda a prevenir fraudes e evitar os desvios de dinheiro, garantindo ética e transparência na gestão. 

Quer saber mais sobre compliance condominial e como implementar no seu condomínio? Confira! 

O que é compliance condominial? 

Se você está se perguntando sobre o que é compliance condominial, saiba que se trata de uma metodologia que tem como objetivo coibir ações fraudulentas, atitudes antiéticas e, até mesmo, algum esquema de corrupção. 

Nesse sentido, essa medida atua para evitar qualquer tipo de desvio, desfalques financeiros ou qualquer outro problema relacionado à gestão do condomínio, no sentido de promover uma gestão transparente e correta.  

Importância de adotar o compliance condominial  

O compliance condominial é importante em um condomínio, pois essa metodologia de trabalho auxilia os gestores a conhecerem e também adotarem diretrizes e procedimentos corretos, seguindo estratégias aprovados em assembleias. 

Com ele, é possível elaborar uma atualização da Convenção de Condomínio e Regimento Interno, além de adaptar toda a gestão do condomínio conforme as determinações legais e legislação vigente. 

Esse método criará barreiras para qualquer ação que não esteja nos padrões legais, garantindo uma gestão ainda mais transparente e correta em todos os aspectos do condomínio, que inclui segurança, redução de custos, fluxo de caixa etc. 

Como implementar o compliance condominial? 

Agora que você entende a importância de adotar esse método, vamos entender um pouco como implementar o compliance condominial? Dá uma olhadinha! 

Crie um manual de conduta 

Com a participação do síndico, equipe, condôminos e dos assessores que auxiliam na gestão do condomínio, você deve criar um manual ou código de conduta. Um documento com todas as boas práticas direcionadas para cada setor, colaboradores e gestores. 

Neste documento, deve ser incluído treinamento e conduta dos funcionários, ações corretivas em casos de queixas e insatisfações, procedimentos para o monitoramento e controle das normas, etc.  

Avalie minuciosamente os contratos de prestação de serviços 

Antes de fechar qualquer serviço, a avaliação minuciosa do contrato é imprescindível. Se possível, conte com uma empresa ou mesmo um departamento jurídico, que te ajude a analisar ponto a ponto.  

Todo esse procedimento é necessário para evitar suborno e qualquer outra atividade ilegal, facilitando a identificação e correção de possíveis falhas.  

Tenha uma equipe engajada 

Para implementar o compliance condominial e para que, de fato, ele gere resultados positivos na gestão do condomínio, é necessário contar com profissionais capacitados e engajados.  

É de fundamental importância que os colaboradores cumpram todas as normas e, também, que trabalhem para que todas elas sejam cumpridas.

Se necessário, a equipe precisa fazer denúncias em casos de irregularidades. Todas essas ações viabilizadas pelo compliance condominial permitirão que a gestão do condomínio seja eficiente, transparente e correta.  

Que tal implementar esse sistema no seu condomínio?  

Para saber mais sobre esse e outros assuntos acerca de administração de empreendimentos residenciais, acompanhe as nossas redes sociais, pois trazemos sempre conteúdos muito interessantes. 

Role para cima