Ir para o conteúdo

desafios do síndico

A rotina do síndico pode ser bastante atribulada, principalmente se a administração do condomínio não for realizada de forma eficaz. Afinal, são inúmeras as suas competências e, por conta disso, cada vez mais a gestão condominial precisa ser realizada de maneira profissional. 

Neste artigo vamos te mostrar algumas das principais questões que impactam atualmente o trabalho dos síndicos. Boa leitura!  

Fluxo de caixa apertado 

Ter um planejamento organizado para alcançar um equilíbrio financeiro está entre os principais desafios do síndico. A administração do condomínio exige um estudo minucioso para que seja possível mapear as despesas ordinárias e despesas extraordinárias de condomínio, esse controle pode ser semanal ou mensal.  

E não se esqueça: é importante que o síndico cumpra o cronograma de forma rígida para evitar gastos não planejados. 

Moradores que não seguem os regimentos do condomínio 

As áreas comuns de um condomínio, ou seja, aquelas que são de uso coletivo de todos os moradores, como por exemplo: piscina, salões de festas, garagens, entre outras, devem ser zeladas pelo síndico e funcionários.  

Quando não há uma supervisão efetiva, a conduta inadequada nesses locais pode gerar conflitos entre vizinhos e a administração, ocasionando desconforto e até sérios incidentes. 

Resolução de problemas estruturais 

Realizar a manutenção predial de forma preventiva e periódica é tão essencial para a segurança do condomínio quanto investir em equipamentos modernos de monitoramento. Afinal, a ausência dessa prática pode acarretar em diversos problemas nos equipamentos e áreas de uso contínuo dos condôminos, como:  boias das caixas d’água, bombas elétricas, piscinas, elevadores, portões etc. 

A segurança condominial  

A segurança condominial é um dos desafios do síndico enfrentado constantemente. Afinal, ele pode responder juridicamente pelas ocorrências registradas no prédio, sendo de suma importância que esse profissional busque alternativas que minimizem os riscos. 

Conflitos entre os condôminos  

A convivência entre tantas pessoas pode gerar conflitos de diferentes âmbitos. Por isso, o ideal é que o síndico tenha um perfil imparcial e conciliador para lidar com situações que envolvem diversos desafios.  

Para isso, manter um bom relacionamento com todos os condôminos e uma comunicação eficaz é fundamental. 

Controlar os acessos de prestadores de serviço e funcionários 

A tecnologia se tornou aliada na administração de condomínios e investir na adoção de soluções em segurança têm contribuído para valorizar o empreendimento e torná-lo ainda mais protegido.  

Um dos desafios do síndico é implantar essas tecnologias e mantê-las funcionando. A portaria remota é uma das principais tendências para modernizar a entrada do condomínio e é considerada hoje uma solução recomendada para organizar o controle de acesso e a segurança do prédio.  

Lidar com a inadimplência 

A inadimplência em condomínios é considerada o principal problema dos síndicos e que impacta diretamente no bom funcionamento da gestão condominial como um todo. Por esse motivo, agilidade e eficiência são fundamentais para garantir que tudo ocorra da melhor maneira dentro da rotina. 

Obstáculos como todos os citados acima impactam diretamente na eficácia da gestão condominial e, portanto, devem receber atenção especial do síndico para que sejam solucionados.  

Caso contrário, as consequências de uma má gestão são inúmeras e podem colocar em risco o patrimônio. Entre as principais delas, podemos citar a desvalorização do imóvel e a falta de uma rotina de manutenção preventiva que pode comprometer a segurança dos moradores. 

Quer saber mais sobre como fazer uma gestão eficiente, livre do vermelho, dos principais problemas enfrentados diariamente e com dinheiro em caixa para melhorar o condomínio? Contrate os serviços da Holder e não tenha mais preocupações, acesse nosso site e conheça nossos serviços. 

Role para cima