Ir para o conteúdo

Saiba como fazer uma gestão saudável no condomínio

Não tem como negar: todo síndico deseja fazer uma gestão saudável no condomínio, pois, isso garante uma administração mais sólida e eficiente em todos os aspectos.  

Nesse sentido, é importante que o síndico reúna uma série de conhecimentos e habilidades, que vão muito além de promover uma convivência saudável ou atuar na resolução de conflitos. 

Para uma gestão saudável no condomínio, o síndico precisa ter conhecimento sobre áreas burocráticas, como financeiro, administração e contabilidade, pois esses setores asseguram que o condomínio esteja sempre no azul. 

Quer aprender como fazer uma gestão saudável no condomínio? Vem com a gente, pois elaboramos um artigo bem interessante com 6 dicas. Confira! 

Dicas para uma gestão saudável no condomínio 

O condomínio funciona como uma empresa e, dessa forma, é preciso que o síndico promova uma gestão saudável para minimizar problemas financeiros, conflitos internos, processos judiciais e por aí vai.  

Confira as nossas dicas para fazer uma gestão saudável no condomínio que administra: 

Ofereça meios de comunicação eficiente 

O primeiro passo para uma gestão é ter uma comunicação transparente e eficiente.  

Isso porque, ela é a ponte para estabelecer um relacionamento saudável com todos, não somente com os moradores, mas também com funcionários, prestadores de serviços e fornecedores.  

No caso da comunicação interna, é fundamental ter diversos canais de comunicação, como e-mail, aplicativos de mensagens, ligações, SMS e também murais distribuídos em diversos locais.  

Se considerar interessante, crie, por exemplo, um grupo no WhatsApp para discutir alguns assuntos pontuais ou transmitir comunicados de forma objetiva e transparente.  

Promova assembleias regulares 

Assembleias são mecanismos essenciais para garantir uma gestão saudável no condomínio, já que nesses eventos são discutidos assuntos relevantes para o dia a dia dos condomínios e também para a gestão financeira do ambiente condominial.  

Lembre-se que todos os moradores precisam ser comunicados das assembleias para que ninguém questione a sua realização e alegue desconhecimento.  

Tenha horários disponíveis 

Para uma gestão saudável no condomínio, o síndico precisa ter horários disponíveis para conversas com moradores e também para participar de encontros e eventos interessantes para o residencial.  

No entanto, o ideal é que o síndico estabeleça um horário para assuntos relativos ao condomínio para, assim, não prejudicar seus momentos de descanso e lazer. Normalmente, o horário comercial é o mais recomendado para essas temáticas.  

Mantenha os gastos transparentes 

Outro ponto essencial para uma gestão saudável é manter os gastos do condomínio sempre disponíveis e transparentes.  

Geralmente, essas informações são apresentadas na prestação de contas anual, mas ter esses dados sempre em mãos facilita a vida do síndico, principalmente, em caso de questionamentos por parte dos condôminos.  

Além disso, essa é uma forma de conquistar a confiança dos moradores 

Faça prestação de contas 

E por falar nela, a prestação de contas é uma das obrigações do síndico. Em muitos condomínios, ela acontece anualmente em uma assembleia onde todos os valores arrecadados são apresentados, assim como os gastos e investimentos.  

Por isso, manter a documentação financeira é uma premissa para garantir uma gestão saudável no condomínio.

Evite o poder excessivo 

Em muitos casos, os síndicos se sentem donos do condomínio, dificultando, assim, a relação com os moradores.  

Mesmo sendo a pessoa que deve tomar decisões, saiba que promover discussões com os condomínios, muitas vezes, é benéfico para tornar o ambiente mais harmônico.  

Além disso, o ideal é buscar sempre a mediação em conflitos entre os moradores, evitar conversas acaloradas e desrespeitosas para que não gere desavenças e um clima desagradável.  

Lembre-se que você deve dar o exemplo e sempre tratar todos com educação, respeito e cordialidade. Evite atitudes como multas e advertências sem provas, proibição de entrada de visitantes, burlar regras ou dar privilégios a determinados moradores. 

Saiba que tudo isso gera ainda mais conflitos no ambiente residencial.   

Se você, síndico, que ter uma gestão saudável no condomínio, conte com a Holder Financeira, que oferece assessoria de cobrança, garante 100% da previsão orçamentária aprovada, com segurança jurídica e financeira e muito mais.  

Quer saber mais sobre a Holder Financeira? Acesse o nosso site e encontre as melhores soluções financeiras para o seu condomínio.  

Role para cima