Ir para o conteúdo

Inadimplência condominial: taxa média é de 15%

Taxa média de inadimplência condominial é 15% 

A inadimplência condominial é um dos principais problemas em condomínios do Brasil inteiro. 

Inclusive, há pesquisas que revelam que o número de moradores inadimplentes em seu condomínio gira em torno de 15%, o que pode comprometer a saúde financeira do empreendimento residencial, acarretando, assim, uma série de problemas de ordem econômica.  

Se você é um síndico ou atua na gestão de condomínios e não sabe mais o que fazer para mudar esse cenário de inadimplência, confira algumas estratégias para reduzir esse percentual. Vem com a gente! 

Qual o impacto financeiro causado pela inadimplência condominial? 

Antes de falar sobre as estratégias para reduzir a taxa de inadimplência, é importante abordarmos quais os impactos financeiros que a falta desse pagamento podem ocasionar em um condomínio.   

O primeiro impacto sentido em decorrência da inadimplência está associado com a dificuldade de manter os pagamentos em dia.  

Isso porque o condomínio funciona como uma empresa, com diversas despesas, como pagamento de salários de colaboradores, contas de energia, água, internet, sistemas de segurança e por aí vai. 

Dessa forma, a falta de dinheiro em caixa pode comprometer o pagamento de fornecedores e funcionários, gerando ainda mais dor de cabeça, como processos judiciais e corte do fornecimento dos serviços.  

Além disso, a inadimplência também pode barrar diversas melhorias e reparos necessários em um empreendimento residencial, podendo comprometer, inclusive, a segurança e o bem-estar dos moradores.  

Quais os impactos da inadimplência condominial para os condôminos? 

Os condôminos com atraso de pagamentos da taxa de condomínio estão sujeitos a sofrer diversas penalidades, que incluem até processos judiciais. 

Normalmente, quando um morador está com a taxa de condomínio em atraso, ele recebe uma notificação com um prazo para quitar a dívida.   

Inclusive, condôminos com dívidas em aberto podem ser obrigados a pagar os valores devidos com multa de 2% e juros de até 1% ao mês correspondente às taxas em atraso.  

Porém, a incidência de juros e multas pode variar de acordo com a convenção de cada condomínio.  

Em muitos locais, os boletos vencidos podem ser protestados, obrigando o devedor a quitar a dívida em um prazo de três dias úteis contados da protocolização do boleto.  

No caso da falta de pagamento, o nome do condômino é incluído nas instituições de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Se não houver acordo para o pagamento da dívida, o morador inadimplente pode ter seus bens penhorados.  

Como diminuir as taxas de inadimplência condominial? 

Há algumas formas de reduzir a taxa de inadimplência condominial, mantendo, assim, a saúde financeira do empreendimento residencial. Confira quais são elas: 

Divulgue a Lei sobre Inadimplência  

Você sabia que existe Lei da Inadimplência? Uma das formas de diminuir os índices de inadimplência é divulgar a legislação no condomínio, apresentando as consequências da falta de pagamento e a importância do pagamento para a cobertura das despesas.  

Mantenha as contas organizadas 

Outro ponto importante na tentativa de reduzir a inadimplência condominial é a organização das finanças do residencial. 

 Isso porque, a falta de controle financeiro pode dificultar a clareza dos valores em caixa, aqueles que devem ser recebidos e quais estão atrasados, levando em uma desordem total das finanças. 

 Por isso, tenha sempre uma gestão eficaz e minuciosa para saber a situação financeira de cada mês.  

Faça acordos com os condôminos inadimplentes 

Essa é uma estratégia muito eficaz na hora de reduzir a inadimplência condominial. O ideal é que, antes de ações judiciais, haja uma conversa amigável na tentativa de um acordo com o morador inadimplente.  

Se possível, entre em consenso para o parcelamento da dívida, uma forma de receber os valores devidos e contribuir para que o condômino tenha condições de quitar os seus débitos.  

No caso da isenção de juros e multas, lembre-se de verificar se essa possibilidade está prevista na convenção do condomínio.  

Contrate uma empresa especializada 

A verdade é que a inadimplência condominial não é um assunto fácil de ser resolvido. Por isso, o ideal é agir com cautela nas cobranças e tentar sempre um acordo. 

Uma das formas mais eficazes para reduzir esse percentual é contratar uma empresa que te auxilie nos processo de cobranças da taxas de condomínio, como a Holder Financeira, que garante 100% da previsão orçamentária, assumindo toda inadimplência do condomínio, trazendo saúde financeira, tranquilidade e segurança à gestão.  

Quer manter seu condomínio no azul? Acesse o nosso site e conheça as soluções da Holder Financeira.  

Role para cima