Ir para o conteúdo

Inadimplência no período das festas de final de ano: como resolver?

Chegou a época esperada por muitos. As festas de final de ano trazem uma vontade por renovação, planejamento, reformas e muitos outros desejos. Principalmente após um ano diferente e difícil para muitas pessoas, a vontade de renovar as energias ficou maior ainda. Entretanto, este período traz uma preocupação para os síndicos. A tendência para o aumento da inadimplência por parte dos condôminos também aumenta. 

 

O que será que causa essa situação? O que pode ser feito? A Holder responderá todos os questionamentos ao longo deste artigo! Leia com atenção!

Síndico e morador: como comemorar as festas de final de ano sem inadimplência 

O que acontece nessa época?

Comumente, a época das festas de final de ano traz alguns gastos extras, alguns até não programados. Presentes, viagens e outras compras novas – o susto vem só na fatura. Além disso, os moradores do condomínio também precisam pagar outras taxas relacionadas a matrículas escolares, IPTU, IPVA, reformas, entre outras. Com isso, a organização financeira é perdida e o condômino tem grandes chances de se tornar inadimplente.

Como incentivar a organização?

Agora que você já sabe os motivos principais da inadimplência nas festas de final de ano, é hora de estruturar um plano de ação. Você, síndico, que mensalmente luta contra a inadimplência, precisa redobrar os cuidados. Aproveite o tempo que possui para as festas de final de ano e abra o assunto em comunicados e assembleias. Forneça planilhas personalizáveis de organização financeira e evidencie a importância do pagamento das taxas condominiais. Se preferir, separe vídeos de educação financeira e disponibilize nas mensagens privadas de cada morador – para não expor um assunto delicado a algumas pessoas.

Quando cobrar o devedor?

A primeira e melhor opção é realizar a cobrança antes da inadimplência ser declarada. Relembre os prazos, mantenha contato com os moradores com histórico de pagamento mediano ou ruim, e se previna. Em muitos casos atendidos pela Holder, os condôminos acumulam dívidas para então solucioná-las após as festas de final de ano. Isso pode causar um grande problema! Ofereça acordos antes do ano virar!

Como realizar a negociação?

Já falamos no Blog da Holder sobre como reduzir a inadimplência no condomínio. No período das festas de final de ano é necessário aproximar-se à lupa sobre os devedores. Mediante o que está previsto no Código Civil e Regimento Interno Condominial, realize as cobranças desde agora! Evidencie a importância do pagamento para a manutenção da qualidade de vida. Caso o morador permaneça em estado inadimplente e sem buscar um método para solucioná-lo, siga a lei e encaminhe-se à justiça.

Saiba como a Holder pode ajudar na administração condominial!

Nós sabemos que nenhum síndico deseja levar o condômino à justiça, principalmente nas festas de final de ano. Para ter um controle maior da gestão financeira do condomínio, conte com a Holder. Essa é a melhor forma de ter tranquilidade e tempo para gerir saudavelmente a vida do condomínio. 

 

Conheça a história da Holder e nossos serviços. Agora, basta entrar em contato e conhecer nossas soluções personalizadas para o seu condomínio! 

Role para cima