Ir para o conteúdo

A gestão condominial é uma tarefa que envolve muita dedicação e controle financeiro. No condomínio a única fonte de renda é a taxa condominial, por isso contratar uma empresa garantidora pode auxiliar síndicos e administradoras a manter o orçamento no verde 

 A empresa garantidora ajuda a solucionar um dos maiores desafios de um condomínio: a inadimplência.  

Mas o que faz uma empresa garantidora? Ela tem tira da responsabilidade do síndico a cobrança da taxa condominial e repassa 100% do valor para o síndico, mesmo que haja inadimplentes. Este tipo de contrato auxilia o síndico que consegue seguir o orçamento anual sem preocupação.  

Veja 05 vantagens em contratar uma empresa garantidora:  

1. Segurança para seguir o planejamento anual e melhorias  

Todo ano o síndico realiza um balancete, com as realizações do ano vigente e já pensa os planos para o próximo ano. Neste planejamento estão todos os gastos fixos, as melhorias necessárias e um valor para um fundo de reserva emergencial.  

Quando algum morador não realiza o pagamento da taxa condominial isso pode comprometer no planejamento realizado.  

Com uma empresa garantidora esse problema não irá ocorrer, já que o síndico tem certeza de que todo mês irá receber todo o valor da receita prevista. Isso permite manter os custos fixos em dia e a possibilidade de realizar melhorias no condomínio. Facilitando a organização de quem administra.  

2. Redução das tensões por cobranças  

Não tem nada mais chato do que ficar realizar cobranças, ainda mais quando você vive no mesmo condomínio, como é o caso dos síndicos, causando um desgaste pessoal e emocional.  

Além de se preocupar com a saúde financeira do caixa do condomínio, o síndico precisa ainda pensar em como irá realizar essa cobrança e buscar a melhor solução para negociar esse valor.  

Muitas vezes o resultado dessa tarefa são brigas e discordâncias entre condôminos, deixando quase nulo os esforços do síndico em manter a paz e bem-estar do ambiente.  

Por isso a empresa garantidora é essencial para trazer o fim das brigas entre síndico e condôminos inadimplentes. Dessa forma a cobrança fica sob responsabilidade da empresa garantidora, tirando do síndico essa tarefa tão desgastante.  

3. Fim dos gastos jurídicos com cobranças  

Quando a cobrança é feita pelo condomínio, nem sempre é possível uma negociação amigável entre as partes. Ou seja, para cobrar a taxa extra será necessária uma ação judicial. Acrescentando ao orçamento custos judiciais, honorários advocatícios, além do tempo até sair a sentença da ação. Além de correr o risco de acabar com um acordo de pagamento num valor menor do que a dívida real.  

Com a cobrança nas mãos de uma empresa garantidora, a responsabilidade de fazer a negociação é dela. Assim como se for necessária uma ação judicial, os custos também serão arcados pela empresa garantidora.  

Assim, o condomínio continua recebendo 100% do valor sem ter a dor de cabeça de esperar o fim da ação judicial e se preocupar com os gastos.  

4. Facilidade de negociação para condôminos 

Além das vantagens para quem administra o condomínio contratar uma empresa garantidora traz benefícios também para os moradores. Já que as negociações feita via empresa podem oferecer mais facilidades de pagamento. Como a empresa tem uma estrutura maior, consegue abrir mais possibilidades de negociação, respeitando a situação de cada condômino.  

A empresa garantidora também segue a legislação vigente e por isso são obrigadas a seguir às medidas previstas. Portanto, não podem cobrar nenhum valor acima do que é cobrado normalmente pelo condomínio.  

Ainda assim é muito importante pesquisar sobre a empresa garantidora que irá contratar para o seu condomínio. Na Holder trabalhamos com muita seriedade e segurança. Prezamos pela transparência e honestidade.  

5. Possibilidade da diminuição da taxa condominial  

Como já explicamos, no planejamento o síndico coloca todos os gastos e o valor para o fundo emergencial. A soma destes valores é dividida por todos os condôminos e assim é decidida a taxa condominial.  

Muitos síndicos já preveem no orçamento uma margem extra para caso de inadimplências, ou seja, isso colabora no aumento da taxa condominial.  

Ao contratar uma empresa garantidora o síndico não precisa se preocupar com as inadimplências, pois irá receber toda a receita para cumprir com os compromissos financeiros.  

Sendo assim não precisa acrescentar valores extras para cobrir o que falta com os inadimplentes, possibilitando em diminuição da taxa condominial.  

Como pedir um orçamento 

Agora que você já conhece as vantagens de contratar uma empresa garantidora, solicite um orçamento com a Holder 

Holder busca sempre fazer a diferença na vida do cliente, de forma personalizada. Trazendo soluções inteligentes, eficientes e completas. Vamos além de uma assessoria de cobrança. O nosso time é altamente capacitado e atualizado, estamos prontos para mediar cenários e conflitos, para que você não tenha preocupações durante sua gestão condominial.  

Role para cima