Ir para o conteúdo

cobranca-garantida-de-condominio

O processo de gerenciamento de um condomínio não é uma tarefa simples, especialmente quando se trata sobre o equilíbrio e cobrança garantida de condomínio.

E com o objetivo de viabilizar o alcance dos melhores resultados e manter a saúde financeira, o serviço de cobrança garantida se apresenta como uma alternativa estratégica para síndicos e gestores.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito deste serviço, como ele funciona e quais os principais benefícios para o condomínio!

O que é a cobrança garantida de condomínio?

O serviço de cobrança garantida, também conhecido como receita garantida, já é bastante comum e disseminado entre diversos tipos de condomínios.

Como o próprio nome sugere, a modalidade consiste na garantia da receita de um condomínio independente da inadimplência de seus condôminos.

Esse serviço é realizado por empresas conhecidas como garantidoras de condomínios, responsáveis por realizar todo o processo de cobrança e repasse de valores de despesas e inadimplência ao condomínio, cobrando um honorário específico e acordado entre as partes.

Como funciona o processo de cobrança garantida?

O processo de cobrança garantida funciona de maneira simples!

A contratante terá a responsabilidade de repassar todas as informações pertinentes ao processo, como:

  • O valor da taxa condominial;
  • Os últimos relatórios financeiros (contendo informações de receitas e despesas);
  • Informações gerais sobre condôminos, contatos, valores pagos e valores inadimplentes.

Em posse dessas e outras informações, todos os meses a garantidora irá receber os relatórios de despesas e terá o papel de realizar o recolhimento de valores referentes ao pagamento das taxas condominiais.

Esses valores serão depositados na conta da própria garantidora, e a mesma realizará o repasse para a administração do condomínio, juntamente com a possível diferença que venha a ser ocasionada pela inadimplência de condôminos.

Dessa forma, a garantidora assume a responsabilidade de contato e cobranças diretamente com os moradores inadimplentes.

Caso o condômino inadimplente se recuse a pagar o valor da dívida, a própria garantidora assumirá os riscos envolvidos na situação, com a possibilidade de entrar com um processo extrajudicial.

Qual a diferença entre cobrança garantida e o processo de cobrança tradicional?

Num modelo tradicional, caso o índice de inadimplência esteja muito elevado, a principal alternativa a ser tomada por síndicos e gestores condominiais é o aumento da taxa do condomínio, com o objetivo de cobrir os valores em aberto.

Apesar de ser uma estratégia comum, ela não é a mais indicada de ser realizada, pois estaria “punindo” os moradores adimplentes com o aumento das taxas e não soluciona o problema de inadimplência de outros condôminos.

Diferente do processo tradicional de cobrança, no qual o síndico possui a responsabilidade de cobrar diretamente o condômino inadimplente e lidar com todo o processo e demais situações que venham a surgir, com a cobrança garantida essa atividade é repassada para a empresa garantidora.

Assim, além de reduzir a carga de responsabilidades, esse serviço permite que o valor da inadimplência possua seu recebimento garantido, não impactando na saúde financeira do condomínio.

Quais as vantagens em contratar o serviço de cobrança garantida?

Inadimplência zero

O grande desafio de todos os síndicos e gestores condominiais: diminuir ou eliminar os índices de inadimplência!

Por meio da contratação de uma garantidora de condomínio, os valores referentes à inadimplência de condôminos deixam de ser uma preocupação do próprio condomínio, passando a ser de responsabilidade da contratada.

Garantia de receitas todos os meses

Com o serviço de cobrança garantida, os valores referentes às receitas previstas nos período passam a ser uma certeza no caixa do condomínio, já que eles são assegurados pela prestadora do serviço.

Evitar desgastes em relacionamentos com condôminos

A realização de cobranças é uma tarefa que envolve diversas particularidades e desgaste de relacionamento entre as partes envolvidas.

Mediante a contratação e envolvimento de uma empresa terceirizada, as cobranças de taxas condominiais passam a não compor as atividades de síndicos e gestores, evitando discussões e a geração de possíveis conflitos.

Flexibilidade de pagamentos

A empresa terceirizada possui autonomia para a negociação de dívidas dos condôminos.

Assim, existe uma maior abertura e flexibilidade para a elaboração de acordos e uma maior variedade nas formas de pagamento.

Apoio de uma empresa especializada

Além de todos os benefícios financeiros que o serviço de cobrança garantida oferece para os condomínios, ainda é possível contar com o apoio de uma empresa especialista no assunto, com tecnologias e pessoas preparadas para lidar com as possíveis adversidades que venham a surgir no processo.

Quer se manter atualizado sobre as principais tendências e serviços em gestão de condomínios? Acompanhe o nosso Facebook e Instagram!

Role para cima