Ir para o conteúdo

Visitantes no condomínio durante a Copa do Mundo: como se preparar

A Copa do Mundo de futebol começou dia 20 de novembro, e a Seleção Brasileira estreou no dia 24 em busca do tão esperado hexa. Com esse momento aguardado com ansiedade por todos, muitos condôminos já estão se preparando pra final! 

E em eventos como a Copa do Mundo, é bastante comum a reunião de amigos e familiares para acompanhar as partidas de futebol. Isso gera um aumento significativo no fluxo de visitantes no condomínio, o que pode ser bastante divertido, mas também pode causar alguns transtornos quando as regras não são seguidas.  

Se você é síndico e ainda não está preparado para este evento tão grandioso como a Copa do Mundo, preparamos este conteúdo para te ajudar a organizar a movimentação de visitantes e garantir o bem-estar de todos.  

Visitantes no condomínio durante a Copa do Mundo 

Apesar de ser um momento de muita diversão, eventos como a Copa do Mundo acabam gerando certos problemas nos condomínios por conta do alto número de visitantes. Questões como barulhos e desordem em áreas comuns são os mais frequentes, além de questões relacionadas à segurança. 

Por tudo isso, é fundamental que o síndico crie um protocolo específico para lidar com o fluxo alto de visitas, principalmente nos dias em que a Seleção Brasileira estará jogando. Veja então, como você pode se preparar: 

Identifique todos os visitantes 

Essa é uma prática bastante comum nos condomínios, porém, durante a Copa do Mundo é fundamental reforçar e revisar as regras de identificação dos visitantes para garantir a segurança dos condôminos.  

Além do nome completo, é importante pedir o número de telefone e o número de algum documento que permita identificar o visitante caso alguma situação demande isso.  

Os visitantes são de responsabilidade do condômino 

Antes de grandes eventos, é importante que o síndico reforce aos condôminos que os visitantes são de responsabilidade deles. O morador precisa lembrar das regras definidas em convenção ou regimento interno, que serão aplicadas caso alguma ação dos visitantes gere algum transtorno. 

As consequências de danos causados pelos visitantes, tanto em período de Copa do Mundo como em qualquer outra situação, serão de total responsabilidade do condômino: sejam multas, advertências ou necessidade de reparo de áreas comuns. 

Fogos de artifício 

Quando a Seleção Brasileira entra em campo e ainda faz um gol, todo mundo vai a loucura e comemora muito. Isso significa que podem soltar fogos de artifício da janela do apartamento ou de áreas comuns? Não, de modo algum! 

É comum que visitantes acabem levando fogos de artifícios para dentro do condomínio, no entanto, essa é uma questão muito grave. Além de infringir as regras determinadas na lei do silêncio, ainda pode ser considerado um ato criminoso. De acordo com o Código Penal, “expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos” pode implicar em multa e prisão simples, de 15 dias a 3 meses. 

Reforce a segurança  

Além da identificação dos visitantes, é importante que durante a Copa do Mundo outros cuidados com a segurança sejam tomados, a fim de garantir o bem-estar de todos os condôminos e também dos próprios visitantes. 

Em casos de condomínios com porteiro, é importante conversar com o profissional para garantir que todos os protocolos sejam cumpridos para a entrada dos visitantes. Ainda, é preciso que ele esteja muito atento ao grande fluxo de pessoas que podem chegar ao mesmo tempo, para que não deixe de registrar a entrada de ninguém.  

Também é comum que, com o fluxo alto de visitantes, os portões sejam abertos várias vezes ao dia. Então, o síndico deve reforçar que os condôminos tenham o cuidado de certificar-se de que os portões estão sendo devidamente fechados. 

Aproveite a Copa do Mundo em seu condomínio 

Para que este seja um momento de muita celebração e diversão, é importante que o síndico esteja preparado para este evento. Por isso, a comunicação é sempre o melhor caminho! Garantir que os condôminos estejam cientes de todas as regras para receber visitas no período de Copa do Mundo, é fundamental para reduzir a possibilidade de conflitos e desordem. 

Aproveite a Copa do Mundo e se este artigo foi útil para você, siga-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos informativos como este.

Role para cima