Ir para o conteúdo

Garantidora de condomínio: a solução para saúde financeira de condomínios

Garantidora de condomínio

A inadimplência tira o sono de síndicos e administradores e é um dos principais responsáveis por debilitar a saúde financeira dos condomínios. E com razão: afinal, sem dinheiro e sem uma garantidora de condomínio, fica difícil pagar as contas e os funcionários, realizar melhorias, promover manutenções e por aí vai. 

Com o aumento dos inadimplentes, as taxas do condomínio também sobem e o valor do imóvel cai. Para fechar a conta, os adimplentes acabam pagando mais para cobrir os custos. Fica difícil assim, não é mesmo? 

Por isso, o trabalho de uma garantidora é essencial: ela assume a cobrança da taxa condominial e antecipa 100% da receita para o condomínio, mesmo com inadimplência. Dessa forma, o condomínio fica com dinheiro para cumprir suas responsabilidades e a garantidora de condomínio fica com a cobrança. 

Mas muitas dúvidas cercam esse serviço. Listamos as principais e respondemos tudo aqui embaixo para você. Continue a leitura e saiba tudo sobre o papel da garantidora de condomínio! 

 

O que faz uma garantidora de condomínio? 

Como adiantamos acima, ela assume as taxas de cobranças do condomínio e repassa o valor integral ao condomínio, mesmo que tenham moradores inadimplentes. E quem vai cobrar o inadimplente? A garantidora: ela fica responsável pela cobrança diretamente ao condômino devedor. 

Dessa forma, o condomínio fica com dinheiro no caixa, as contas em dia e ainda elimina o constrangimento da cobrança entre vizinhos. 

E não para por aí! Outros serviços que uma garantidora também pode oferecer: 

– Antecipação de taxas e recebíveis. 

– Compra de passivo. 

– Emissão e entrega de boletos e 2ª via. 

 

Qual a diferença entre uma administradora e uma garantidora de condomínio? 

Uma garantidora trabalha exclusivamente com tudo que envolve a cobrança da taxa condominial. Já uma administradora de condomínio gerencia todo o condomínio: os serviços, a contabilidade, a comunicação com os moradores, contratação de colaboradores, compras etc.  

São serviços bem diferentes. E ter uma administradora de condomínio não exclui a necessidade de ter uma garantidora de condomínio! São parceiros.

 

Como ela cobra o inadimplente? 

Não tem segredo aqui: a garantidora notifica o morador inadimplente da mesma forma que o condomínio cobraria, seguindo todos os passos estabelecidos em lei.

O objetivo é sempre realizar uma negociação amigável, buscando um acordo possível para o pagamento dos atrasados. Porém, se essa negociação flexível falhar, a garantidora entra com uma ação judicial de cobrança, também da mesma forma que o condomínio faria. 

 

Quanto custa este tipo de serviço?

Depende muito. Cada empresa pode cobrar de uma maneira diferente. Normalmente, a maioria cobra um percentual de acordo com as receitas do condomínio. 

 

Quais os cuidados na hora de contratar uma garantidora de condomínio? 

Mesmo sendo muito vantajosas, não é só sair contratando por aí! É muito importante tomar alguns cuidados, como:

– Ver se ela possui certificação no mercado financeiro, com auditoria e regulamentação da CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

– Analisar se há reclamações incontestáveis contra ela.

– Certificar que ela está dentro da lei para estipular juros e multa, fazendo parte das Sociedades Garantidoras de Crédito, respeitando a Lei do Condomínio 4591/64 e o Novo Código Civil.

– Escolher uma garantidora que oferece uma relação respeitosa com o inadimplente e de compromisso com o condomínio.

 

Por que contratar este serviço? 

Se a inadimplência é o principal problema, contratar uma garantidora de condomínio é uma solução segura e eficiente para solucionar e restabelecer a saúde financeira do condomínio. Afinal, a cobrança garantida proporciona: 

– Estabilidade financeira para o condomínio.  

– Previsibilidade de caixa. 

– Tranquilidade para o síndico.  

– Bem-estar para os condôminos.  

– Flexibilidade para o inadimplente. 

Além dos benefícios citados acima, outras duas coisas podem finalmente sair do papel: a taxa de condomínio abaixar e as obras acontecerem. 

 

Quer contratar uma garantidora de condomínio? 

Fale com a gente! Somos a solução para a tranquilidade e segurança financeira de condomínios residenciais e comerciais em todo o Brasil. Desde 2014, atuamos com ética, transparência, compromisso e agilidade.

Oferecemos um atendimento personalizado, focado na resolução de problemas. Nosso propósito é garantir, todo mês, 100% da receita do seu condomínio, proporcionando tranquilidade para o síndico, resultado para o condômino e negociação para o adimplente.  

Oferecemos: 

  • Equipe multidisciplinar.  
  • Expertise de mercado.  
  • Soluções inteligentes e completas. 
  • Cobrança ética e humanizada. 
  • Transparência e compromisso. 
  • Suporte e auxílio na tomada de decisões. 
  • Auditada e certificada pela CVM.  

E tem mais: solicite um orçamento conosco  ou agende uma visita e vamos conversar! 

Role para cima