Ir para o conteúdo

Furo na previsão orçamentária do condomínio: o que fazer?

A previsão orçamentária é uma obrigatoriedade que está prevista no Código Civil, devendo o síndico apresentar todo ano a previsão do orçamento relativo às receitas e despesas – que deve ser aprovada em assembléia. 

No entanto, por mais que o planejamento seja bem feito, falhas podem acontecer e causar um furo na previsão orçamentária, que pode impactar até no valor arrecadado na taxa de condomínio. 

“Aconteceu. A previsão orçamentária furou, o que fazer?” 

Antes de tudo, mantenha a calma. Preparamos este conteúdo para ajudar a resolver esse problema.  

O que é previsão orçamentária do condomínio 

É uma previsão, de responsabilidade do síndico, que faz parte da gestão financeira do condomínio daquele ano. Na previsão orçamentária, é feito um planejamento do que será gasto e arrecadado, definindo assim, o valor da taxa de condomínio. 

O que fazer se a previsão orçamentária furar? 

Vários motivos podem levar a um furo na previsão orçamentária do condomínio, como por exemplo, aumento da taxa de inadimplência e manutenção predial inesperada. São situações que prejudicam o caixa, e podem ocasionar no atraso de pagamentos de contas do condomínio.  

O furo na previsão orçamentária é uma situação delicada, e que gera desconforto entre o síndico e o condôminos. Por isso, saiba o que fazer: 

Busque possíveis soluções  

Antes de convocar uma assembleia extraordinária, revise todos os documentos financeiros para identificar possíveis inadimplências que podem estar gerando o furo. Se este for o caso, faça as devidas cobranças para recuperar o caixa. 

Além disso, é importante que durante a revisão financeira, o síndico certifique-se de que o condomínio está em dia com os pagamentos de suas obrigações.  

Com essas informações em mãos, avalie tudo o que foi feito durante a gestão dos últimos meses para identificar as falhas e reforçar os acertos, para que um novo planejamento seja feito.  

Seja transparente 

Ter que expor um furo na previsão orçamentária do condomínio não é algo fácil, mas precisa ser feito de forma rápida, prática e honesta.  

Não é correto que o síndico tente resolver o problema sem o conhecimento dos condôminos. Assim como mascarar ou aumentar os fatos, não é o melhor caminho para contornar a situação. 

É claro que aumentar a taxa de condomínio não vai agradar os condôminos, mas se o valor em caixa não for suficiente para cobrir as despesas básicas, será necessário convocar uma assembleia extraordinária para o reforço do capital. 

IMPORTANTE: Em algumas convenções de condomínio, é permitido a arrecadação de valores sem precisar convocar uma assembleia. Normalmente, nestas situações, há um limite sobre o valor.  

Documentar é tudo 

É importante provar aos condôminos que a lesão na previsão orçamentária não foi causada pelo síndico ou administradora. E a melhor forma de fazer isso é tendo tudo documentado. 

Apresentar os registros, com as movimentações financeiras e administrativas, comprova a causa do furo e a idoneidade do síndico.  

5 dicas para fazer uma boa previsão orçamentária em seu condomínio 

1- Organize as contas 

Um bom planejamento financeiro permite que as contas, a receber e a pagar, estejam organizadas e não sejam esquecidas.  

Isso permite que o síndico enxergue a longo prazo! 

2- Imprevistos acontecem, esteja preparado! 

Prepare um fundo de caixa para situações excepcionais que podem acontecer, como obras de emergência ou algum momento que demandará maior uso de água ou energia 

Isso deve ser pensado para custos em menor escala, para que a taxa de condomínio não sofra um aumento tão agressivo. 

3- Avalie os gastos do ano anterior 

Uma boa previsão orçamentária deve considerar os gastos do ano anterior. Assim, o síndico consegue avaliar situações que foram recorrentes. 

Além de considerar corrigir a raiz do problema que ocorreu com frequência, incluindo-o na nova previsão orçamentária, é possível avaliar os valores que foram gastos e considerá-los. 

4- Reveja os contratos que serão renovados 

É importante avaliar a necessidade de renovação dos contratos, mas principalmente, negociar os valores com os fornecedores. 

5- Tenha sempre dinheiro em caixa 

Bom, se estamos falando de furo na previsão orçamentária do condomínio, como o síndico pode garantir que o caixa sempre tenha dinheiro? 

Com a ajuda da Holder, o condomínio garante a estabilidade financeira 

Além de reduzir a taxa de inadimplência, oferecemos a oportunidade do condomínio sempre ter dinheiro em caixa.  

Quer garantir que seu condomínio fique no azul? Clique aqui e saiba mais! 

Role para cima