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Métricas de Gestão Condominial – da análise à performance

Um condomínio é quase como uma empresa, e o responsável por ela precisa estar pronto para atender demandas burocráticas, jurídicas, financeiras e gerenciar conflitos.  

De modo geral, essas são algumas das funções de quem é responsável pela gestão condominial, e que de tão complexa, está regulamentada através da Lei 10.406/2002. 

Para entregar bons resultados ao condomínio, é importante que o gestor implemente métricas de gestão condominial. Os resultados dessas métricas, quando bem aproveitados, ajudam o responsável a tomar decisões mais assertivas.  

Neste conteúdo, vamos apresentar algumas métricas importantes a serem consideradas, da análise à performance. Boa leitura! 

Por que usar métricas de gestão condominial? 

Administrar um condomínio envolve o cumprimento de tarefas e obrigações diárias, semanais e mensais. E o volume dessas atividades pode ser consideravelmente grande quando há um número expressivo de condôminos.  

Por isso, implantar métricas de desempenho sobre os serviços efetuados no condomínio, garante que a gestão condominial seja realizada de forma transparente e eficiente.  

Principais métricas e como analisá-las 

A performance da gestão condominial depende de uma análise eficiente dos resultados obtidos a partir das métricas implementadas. Veja então, quais são as principais métricas e como usá-las a favor do condomínio: 

1 – Indicador de Inadimplência 

A taxa média de inadimplência condominial no Brasil é de 15%. E esse é um dos principais problemas dos condomínios, e que compromete seriamente a saúde financeira do empreendimento residencial. 

Dito isso, o gestor pode, de maneira prática, criar uma planilha com todas as informações de inadimplência dos condôminos: dias de atraso, recorrência, valores de multa e juros, entre outros. 

O que fazer com essas informações 

Em posse dos resultados desta métrica, o gestor condominial pode tomar algumas ações: 

  • Negociar, de forma amigável, com os inadimplentes; 
  • Prever futuros desfalques no caixa; 
  • Promover ações que incentivem o pagamento em dia. 

2 – Indicador de fluxo de caixa 

[Text Wrapping Break]A gestão do fluxo de caixa é fundamental para garantir a saúde do condomínio. Por isso, essa é uma das métricas de gestão condominial mais importantes. 

Aqui, devem ser avaliadas todas as movimentações financeiras realizadas pelo condomínio, como entradas e saídas.  

O que fazer com essas informações 

O resultado entregue a partir dessa métrica de gestão condominial, permite que o responsável consiga tomar ações de maneira mais consciente.  

Com isso, o gestor pode: 

  • Controlar datas de pagamentos evitando atrasos que podem gerar multas e juros; 
  • identificar a necessidade de corte de gastos; 
  • Se há reserva para investir em melhorias. 

No entanto, a melhor decisão a se tomar é contratar uma empresa que antecipe a receita, permitindo que o condomínio sempre tenha dinheiro em caixa. Neste caso, conte com a  Holder Financeira, que oferece uma solução que entrega tranquilidade e segurança ao condomínio.  

3 – Indicador de rotatividade de funcionários 

Essa é uma métrica que deve ser gerada e acompanhada de perto, porque a rotatividade de funcionários pode impactar no bom funcionamento das atividades dentro do condomínio.  

Acompanhar o cumprimento das horas e atividades, são um dos ítens que devem ser avaliados junto aos funcionários. Mas outras questões também devem ganhar atenção: 

  • Desempenho do trabalho em equipe; 
  • Cordialidade com os condôminos; 
  • Qualidade na entrega das atividades. 

O que fazer com essas informações 

Algumas ações podem ser colocadas em práticas a partir dos resultados obtidos, como: 

  • Inclusão de controle automatizado de ponto; 
  • Rotina de feedbacks (tanto para funcionários, como para a empresa que terceiriza a mão de obra); 
  • Ações para reter talentos. 

4 – Indicador de manutenção predial 

Essa é a métrica de gestão condominial que garante a segurança de todos os que vivem ou trabalham no condomínio. Além disso, garante que ações preventivas evitem gastos maiores no futuro. 

Alguns levantamentos são importantes: 

  • Número de ações preventivas ou corretivas realizadas por período; 
  • Prazo para resolução dos problemas; 
  • Recorrência de problemas. 

O que fazer com essas informações 

A principal ação a se tomar aqui, é criar um calendário exclusivo para a manutenção predial. Ele pode ser criado em uma planilha ou o gestor pode optar pelo uso de softwares de gestão, que garantem mais segurança no cumprimento dos prazos de manutenção 

Como melhorar a performance da gestão condominial? 

Garantir que o condomínio tenha uma boa performance, principalmente financeira, demanda muito trabalho e uma administração eficiente. 

Por isso, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, como a Holder Financeira. Com as nossas soluções, seu condomínio sempre terá dinheiro em caixa para garantir que as obrigações legais sejam cumpridas e para que melhorias sejam realizadas a partir dos resultados das métricas de gestão condominial. 

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